Os exames genéticos representam uma ferramenta importante no diagnóstico e tratamento em saúde mental, e fazem parte da chamada “medicina personalizada”.
Histórico familiar, refratariedade terapêutica, efeitos adversos significativos, condições clinicas que impeçam o tratamento convencional, são exemplos de indicações destes testes.
A variação genética pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, e alguns genes podem ser facilmente testados através do sangue ou saliva, e a determinação destes genes pode contribuir muito na escolha do tratamento mais adequado.
Os testes genéticos também avaliam alergias diversas, intoxicações, alterações na microbiota intestinal, tipo de dieta mais indicados para cada pessoa, e outras condições que podem influenciar na saúde física e mental.
O teste farmacogenético é um procedimento que ajuda a identificar qual é o tratamento medicamentoso mais adequado para cada paciente. O resultado pode indicar qual medicação pode causar mais efeitos colaterais, e qual é mais efetivo na resposta terapêutica, com base nas características genéticas da pessoa.
O médico leva em consideração muitos fatores para escolher a medicação mais segura e eficaz para cada paciente, e a análise farmacogenética é uma ferramenta muito importante que influencia nesta decisão.
A Opysaúde tem parceria com alguns laboratórios de referência nacional e internacional, pesquisados com afinco e que oferecem o rigor e excelência cientifica necessários.
Os testes podem ser feitos através da coleta da saliva, urina, fezes e sangue, dependendo da indicação.
Conheça alguns laboratórios parceiros que indicamos para os exames genéticos: