Opy Saúde
O UNIVERSO DO TEA E OS DESAFIOS PARA OS PACIENTES E FAMÍLIAS:
Por Dra. Gianna Guiotti
DIVERSIDADE NO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
No último dia 02 de abril, foi o dia mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista.
Por causa da data especial, parei para refletir e percebi que atendi 3 pacientes que são do espectro neste dia (um número comum na minha agenda).
A diversidade dos pacientes que estão no espectro começa pela faixa etária: Um de seis anos, outro de 28 e outra de 41 anos.
DESAFIOS DO TEA DURANTE A PRIMEIRA IDADE
Meu paciente de seis aninhos com os problemas comuns à faixa etária: desregulação emocional frente a situações que exigem mudança de rotina e flexibilidade cognitiva, além da hipersensibilidade sensorial auditiva importante. Tudo isso leva à sintomas de agressividade reativa e inadequação, que angustiam a família e desafiam os educadores que o acompanham.
Pesquisar causas neurológicas, bioquímicas, nutricionais e genéticas, é fundamental para uma atenção integral ao meu pequeno paciente, além das abordagens terapêuticas mais indicadas no momento.
É importante ser assertivo e indicar as melhores terapias para cada fase do desenvolvimento, evitando sobrecarregar os pacientes e familiares com intervenções desnecessárias e sem indicação no momento.
E quando for necessário usar suplementos e medicações para amenizar os sintomas tão comuns nesta população, fazer a indicação e doses corretas, lembrando sempre da recomendação: “go down, low e slow” no ajuste das doses.
TEA NA ACADEMIA: DESAFIOS E CULTIVANDO AUTOACEITAÇÃO
Já o meu paciente de 28 anos enfrenta os desafios de estar cursando a faculdade. Embora tenha escolhido um curso que combine com ele(computação), muitas vezes enfrenta dificuldades emocionais, ansiedade social, insônia, etc, que prejudicam e dificultam o acompanhamento e inserção no mercado do trabalho.
É preciso que ele tenha tolerância com ele mesmo para aceitar suas limitações e identificar suas potencialidades, como todos nós.
Falando em potencialidades e talentos, como admiro as particularidades e habilidades destas pessoas!
OS BENEFÍCIOS DE UM ACOMPANHAMENTO CORRETO
A minha paciente de 41 anos, começou o acompanhamento comigo há cerca de um ano, veio com avaliação da psicóloga com suspeita diagnostica, que com o tempo e acompanhamento podemos confirmar (somente avaliação e testes neuropsicológicos não é o bastante para fechar o diagnostico).
E ela enfrenta desafios diferentes, no papel de mãe, mulher, profissional. Ouvir dela que nunca se sentiu tão estável e tranquila diante das demandas da vida, me deixou feliz.
E assim espero que eles possam se sentir pertencente a este mundo, que nem sempre está preparado para lidar com o diferente, mas que tanto precisa destas pessoas e seu espectro tão diverso de talentos, qualidades e habilidades.