Programa Opy na escola: Palestras em escolas

     A realidade das escolas principalmente após a pandemia da Covid-19 tem sido muito desafiadora para professores e gestores, com evidente necessidade de promoção de saúde mental e intervenções adequadas.

     O crescimento de episódios de violência em ambiente escolar em nosso país, preocupa as autoridades de educação, saúde e segurança pública, temendo um cenário epidêmico semelhante a outros países.

     Sendo assim, a importância da inserção de profissionais de saúde mental na escola, hoje, mais do que nunca, é prioridade para que políticas de prevenção e assistência direcionadas sejam elaboradas assertivamente e executadas de forma correta.

     Por que a inserção do psiquiatra especialista em infância e adolescência na escola?

     Por que o psiquiatra é um médico especialista em reconhecer e intervir de forma adequada diante de um sinal de transtorno mental ou distúrbio do desenvolvimento neuropsíquico.

     Como o psiquiatra especialista em infância e adolescência pode ajudar? Conhecemos o desenvolvimento saudável e também podemos alertar e orientar os profissionais que atuam nas escolas sobre os sintomas que podem indicar um transtorno mental que deve ser acompanhado.

Orientamos os profissionais para que apliquem a técnica PIM (lembrando o som de um sino, ou sinal de alerta):

  • Perceber – que algum sinal ou sintoma apresentado por uma criança ou adolescente pode ser um transtorno,
  • Identificar – qual ação a ser tomada, chamar os pais, encaminhar ao psiquiatra,
  • Monitorar – acompanhar a evolução da criança e adolescente já em tratamento.

 

     Orientando a implantação de programas de promoção de saúde mental, de acordo com o levantamento da realidade de cada escola, e elaborando ações programadas de acordo com estas realidades.

     Elaboração de regras de convivência para estudantes, familiares, educadores, que proporcionem uma convivência saudável, no ambiente real e virtual.

     Orientando a criação de equipes de apoio e referência para os estudantes que estão precisando de auxílio. Estas equipes podem ser formadas pelos psicólogos, orientadores educacionais, estudantes, funcionários.

     Proporcionar treinamento e atuar em parceria com estas equipes, para que saibam como agir corretamente diante das demandas de saúde mental dos estudantes.

     Orientando aos familiares como reconhecer possíveis sintomas de transtorno mental nos filhos, quando procurar ajuda de psiquiatra, como acompanhar os filhos neste momento.

     Propondo momentos de trocas e bates papos, dicas de como prevenir e cuidar dos estudantes que apresentem um problema ou transtorno mental.

 

Ficou interessado e quer levar para sua escola ações de promoção de saúde mental para professores, gestores, pais e estudantes?

 

Entre em contato com a Opysaude e solicite mais informações!

Referências de sites e organizações para ações de promoção de saúde nas escolas:

Agende sua consulta
Olá, como podemos te ajudar?