O que é psiquiatria nutricional?
A psiquiatria nutricional estuda as diversas influencias do alimento e da microbiota intestinal na prevenção e tratamento de transtornos mentais.
O conhecimento de bioquímica e a influência de diversas vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos e outras substancias na via metabólica dos neurotransmissores cerebrais, permite avaliar e indicar um suplemento que pode atuar como coadjuvante no tratamento de sintomas em diversos transtornos mentais.
A indicação de dietas adequadas que também fornecem através da alimentação estes suplementos também faz parte da abordagem em psiquiatria nutricional. Por isso a importância da parceria com profissionais de nutrição.
A psiquiatria nutricional também aborda a influência da microbiota intestinal nos sintomas emocionais, e os fatores que podem interferir na saúde desta:
- Alimentação rica em vegetais, grãos, frutas, diversificada e equilibrada.
- Atividade física regular.
- Uso de medicações que interferem na flora intestinal.
- Alergias crônicas.
Exemplo de suplementos estudados e já amplamente usados em saúde mental:
- Metilfolato(vitamina B9), Inusitol(vitamina B8)
- Prebioticos e Probióticos.
- Naetilcisteina.
- Omega 3.
- Acetil L Carnitina.
- Triptofano.
- Ferro,Zinco, Manesio, entre outros.
É importante a avaliação criteriosa e indicação responsável destes suplementos, não use suplemento por conta própria!
O acompanhamento de um profissional com conhecimento e uso criterioso e responsável permite a melhora clinica e sucesso do tratamento!
Acompanhe as novidades e estudos da equipe de pesquisadores mais respeitada em Psiquiatria Nutricional no Brasil( estou sempre acompanhando e me atualizando com eles): www.gutbraincongress.com