Palavra grega que significa “Arte de Curar a Alma”
Uma das medicinas mais complexas, é responsável pela saúde mental do ser humano. Lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de sintomas emocionais em geral. Alterações de comportamentos, pensamentos e emoções que causam prejuízo e sofrimento são foco deste ramo da medicina.
A complexidade das personalidades e temperamentos das pessoas, frutos da herança genética e das vivencias ao longo da vida, muitas vezes ocasionam conflitos e dificuldades de adaptações. Apesar de nem sempre patológicos, cabe ao médico psiquiatria avaliar se os sintomas apresentados caracterizam ou não um transtorno mental e indicar o melhor tratamento.
O estigma ao redor da doença pode ser explicado pela história desta especialidade; muitas pessoas eram chamadas de doentes mentais e até o mesmo internada devido a interesses políticos, econômicos e sociais envolvidos.
Porém a evolução da ciência, os exames complementares e o desenvolvimento de tratamentos com menores efeitos colaterais e mais eficazes, facilitou a adesão dos pacientes portadores de transtornos mentais.
É muito comum pessoas desenvolverem um transtorno mental em algum momento da vida, consequente de alguma vivencia traumática. Nestes casos, o tratamento é pontual, limitado aestes períodos, com recuperação plena. Outras pessoas possuem um quadro crônico, com diversos prejuízos físicos, funcionais e sociais em geral.
Muitas vezes os sintomas são decorrentes de algum problema clinico (físico) que a pessoa apresenta, ou ainda decorrentes do uso nocivo de substancias psicoativas (álcool e drogas).Podem estar relacionados também a problemas no convívio familiar (conflitos de relacionamentos ou doenças em pessoa de família) ou social (por exemplo no ambiente laboral e escolar).
“Um bom psiquiatra sabe a importância de avaliar estes fatores como causas sintomas antes de diagnosticar um transtorno mental. É fundamental reconhecer e tratar estes problemas e transtornos mentais em geral para amenizar e evitar as consequências inerentes a estes.”
Os principais transtornos mentais são:
- Transtornos de ansiedade: Transtorno de ansiedade generalizada, Síndrome do Pânico, Fobias, Transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno Somatoforme;
- Transtorno de humor: Depressão, Transtorno de Humor Bipolar;
- Transtorno alimentares;
- Transtorno personalidade;
- Transtorno de controle de impulsos: Dependências químicas e comportamentais;
- Transtornos psicóticos.