Opy Saúde
TEPT (Transtorno do Estresse Pós
Traumático) em crianças
Por Dra. Gianna Guiotti
O TEPT é um transtorno que pode acontecer em qualquer idade, a partir do primeiro ano de vida.
O que é um trauma?
Trauma é uma experiência ameaçadora intensa, que representa uma ameaça de perda importante, morte, lesão grave ou violência sexual. A pessoa (ou criança) pode sofrer diretamente a ameaça, ou testemunhar este evento ocorrido com outra pessoa. Ou ainda ficar sabendo que aconteceu com alguém importante.
Características e sintomas do TEPT:
- Lembranças intrusivas angustiantes e recorrentes: Este sinal de ameaça fica marcado no cérebro, e de forma recorrente alerta a pessoa que a situação traumática pode acontecer novamente a qualquer momento. Na criança, este sintoma pode aparecer na forma de pesadelos recorrentes, ou como tema frequente e encenações nas brincadeiras. Pode acontecer sensações físicas associadas: aperto no peito e queixas de dores físicas (dor de barriga ou de cabeça são as mais comuns).
- Evitação persistente de estímulos: Para evitar estas lembranças recorrentes e desagradáveis, a criança tende a rejeitar atividades, lugares e pessoas que podem desencadear os sentimentos e sintomas relacionados ao trauma. É comum recusar ir a locais que lembrem a experiência vivida e, quando não é possível deixar de ir, apresentar irritabilidade, crises de ansiedade, mal-estar, e outros sintomas somáticos. É comum as crianças desenvolverem ansiedade de separação dos pais ou cuidadores associados ao TEPT.
- Alterações de humor e cognitivas: Sentimentos de medo, culpa, tristeza, vergonha, irritabilidade. Perda de interesse em brincar e participar de atividades prazerosas, comportamento socialmente retraído, prejuízo na relação com família e amigos. Perturbações do sono, dificuldade de concentração, respostas de sobressalto e medos exagerados. Perda da fala (ou mutismo) temporária, pseudo-alucinações temporárias, sensação de ouvir vozes ou os próprios pensamentos. A dificuldade de estabelecer vínculos afetivos saudáveis e duradouros é uma característica importante neste transtorno, e nos adultos isso também é conhecido como distanciamento afetivo.
Recentemente, assisti um filme na Netflix chamado “Sem rastros”, que retrata este distanciamento afetivo de forma grave e extrema.
Como identificar e quanto tempo dura?
Os sintomas em geral aparecem de 3 a 6 meses após o evento traumático. Antes deste período, quando presentes, os sintomas associados ao trauma são classificados como Reação Aguda ao Estresse (leia mais sobre ele no post anterior). Mas pode acontecer o que chamamos de “expressão tardia”, e os sintomas aparecerem em mais de seis meses após o trauma.
É muito importante reconhecer os sintomas do TEPT e procurar ajuda de um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra), e intervir de forma adequada, através de psicoterapia ou medicações, quando necessárias. Quando não há uma intervenção adequada, o TEPT pode dar origem a outros transtornos: depressão, ansiedade, etc. Ou pode haver recorrência em outro momento da vida.
Por isso a importância de reconhecer e intervir adequadamente quando estamos diante dos sintomas de TEPT, evitando muitos prejuízos ao longo da vida.