Opy Saúde
Entendendo o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI): Multiplas personalidades?
O que é o TDI?
Por Dra. Gianna Guiotti
Origens e Causas:
A principal causa é a vivencia de um trauma grave, um acontecimento isolado ou que aconteceu durante um tempo na história da pessoa(principalmente durante a infância).
Estes traumas levam a pessoa a desenvolver um mecanismo de defesa disfuncional, como uma forma de se proteger psiquicamente.
Como é o quadro clínico?
Como é o quadro clínico? A forma como vemos nos filmes de multiplas personalidades é extremamente rara. Em mais de 15 anos de pratica psiquiatrica, só tive dois casos em que a pessoa tinha uma personalidade além da habitual, que ela e as demais pessoas que convivem com ela conhecem.
Este mecanismo é incosciente, é um estado de dissociação inconsciente em que a pessoa não se lembra depois do ocorrido. Geralmente este estado é desencadeado por um fator estressor.
Uma pessoa pode ficar muitos anos sem apresentar este fenomeno, como tambem pode ter com bastante frequencia.
Diagnóstico:
Diagnosticar o TDI é complexo. Não existem exames de imagem ou de sangue que possam apoiar. É preciso difernciar de outras condições que podem ter sintomas semelhantes, e principalmente saber reconher quando é uma simulaçao. Muitos profissionais de saúde podem não estar completamente informados sobre o TDI, levando a diagnósticos equivocados.
Relutância do Paciente: Devido ao estigma associado, os pacientes podem relutar em compartilhar todos os seus sintomas, dificultando o diagnóstico correto.
Impacto do TDI na Vida Social
O TDI, além dos desafios no diagnóstico, apresenta impactos substanciais na vida do portador: com dificuldades em estudar, trabalhar e interações sociais comprometidas. A repercussão vai além, impactando a vida financeira, familiar e afetiva.
Vida Profissional:
Pessoas com TDI podem achar difícil manter um emprego devido às mudanças frequentes de personalidade.
Relações Pessoais:
O TDI pode tornar difícil manter relacionamentos estáveis, já que as diferentes personalidades podem ter diferentes relações com a mesma pessoa.
Estigma Social:
Devido à falta de compreensão e sensacionalismo em torno do TDI os pacientes frequentemente enfrentam preconceito e exclusão.
Tratamento e Cuidados
O diagnóstico deve ser feito por psiquiatra, e o acompanhamento em conjunto com psicologo com experiencia em psicopatologia.
Envolver a familia é muito importante tambem.
O uso de medicações pode amenizar a reação emocional intensa diante de estressores e possiveis gatilhos.
Terapias baseadas em trauma, auto conhecimento e apoio familiar também são importantes.